Mini-cursos

Mini-curso 1: Criminalidade e controle social: historiografia e metodologia a partir das fontes policiais e judiciárias. Séculos XIX e XX. - Prof. Dr. Carlos Eduardo de Araújo (USS)

Resumo: Este mini-curso tem como objetivo discutir como a historiografia dos últimos 40 anos vem utilizando as fontes policiais e judiciárias para analisar a criminalidade e o controle social no Brasil durante o século XIX e as primeiras décadas do século XX. O agravamento da violência urbana e a ineficácia dos tradicionais meios de repressão, constatados a partir dos anos 1980 revelaram a necessidade de se pensar historicamente os sujeitos, as instituições e as práticas que cercaram a percepção dos crimes e dos discursos de ordem e controle das ditas “classes perigosas”.


Mini-curso 2: Governos autoritários e a memória da FEB: o processo de enquadramento da memória dos veteranos da Itália. - Ms. Anysio Henriques Neto (UFJF)

Resumo: O objetivo do mini-curso é analisar o processo de enquadramento da memória dos veteranos da Força Expedicionária Brasileira, tendo como referência dois períodos de governos autoritários, ou seja, o Estado Novo (1937-1945) e o período militar (1964-1985). Tomando como base as discussões feitas por Pollak (1989; 1992), destaca-se que desde a formação da FEB em 1943 observa-se um processo de organização da memória coletiva dos soldados. Processo esse permeado por linhas de conflitos culturais, políticos, religiosos, dentre outros. Consideramos o Estado Novo, bem como o período ditatorial no Brasil, como pontos chave para o entendimento desse processo de enquadramento da memória da FEB. Com o fim da Guerra na Europa temos a desarticulação da FEB, ainda em solo italiano, a derrocada do Estado Novo e a criação das Associações dos Veteranos da Campanha na Itália. Já nos governos militares observa-se uma resignificação da memória da FEB nos grupos de veteranos, a conquista dos direitos de guerra instituída oficialmente na Constituição de 1988 e um surto literário das memórias dos veteranos como forma de preservação de uma memória autêntica.


Mini-curso 3: Contribuições ao texto “A QUESTÃO JUDAICA” de Jean-Paul Sartre. - Mestrando Victor Hugo de Castro Dutra (UFJF)

Resumo: O presente curso pretende apresentar o texto A QUESTÃO JUDAICA de J.P. Sartre de maneira didática contrapondo ao texto algumas questões e argumentos contemporâneos. Neste curso fundamentalmente a metodologia aplicada será a bibliográfica, isto significa que serão lidas passagens emblemáticas do texto, e a essas passagens contraposto os argumentos e o incentivo ao debate aberto e franco.


Mini-curso 4: O Discurso Homoerótico: apontamentos sobre o processo de interdição e resistência. Profa. Doutoranda Lúcia Helena da Silva Joviano (UFJF)

Resumo: Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta, essas são as cores da Bandeira do Arco-íris, consagrada em 1979 na parada de São Francisco como símbolo da comunidade gay. As cores, em sua riqueza de nuances e variedades, sempre foram a metáfora perfeita para manifestar a diversidade e dessa forma nada mais próximo do que se pode chamar hoje de mundo gay. A própria sigla que os representava GLS fora substituída por GLBT, na tentativa de dar conta da variedade de sujeitos que estão envolvidos.
O discurso homoerótico será compreendido na diferença e não concebido como representativo de um grupo que seria uniforme entre si e díspares em relação ao restante da sociedade. Tal discurso será compreendido como fruto do humano em suas vivências, entendendo que classificações como margem, periferia e centro são insuficientes e arbitrárias.
A leitura aqui apresentada partirá das intervenções sofridas pelos homossexuais ao longo da história ocidental, bem como ressaltará os movimentos que durante o século XX deram visibilidade ao discurso gay. Em um segundo momento, a leitura seguirá para um olhar sobre contos selecionados para tal intento.
O curso partirá das interdições sofridas pelos homossexuais ao longo da História ocidental, bem como ressaltará os movimentos que durante o século XX deram visibilidade ao discurso gay. Em um segundo momento, o trabalho seguirá para um olhar sobre contos selecionados para tal intento.

Mini-curso 5: Militância Política Estudantil, Esquerdas e Transição Democrática Brasileira: relações entre memória e história. - Professora Doutoranda Gislene Edwiges de Lacerda (UFJF)

Resumo: O mini-curso buscará debater o papel da sociedade civil organizada como oposição ao regime militar brasileiro a partir de uma análise do Movimento Estudantil e das esquerdar atuantes em seu interior durante o processo de transição democrática no país. Para isto, se fará uma abordagem da historiografia sobre o período de transição e sobre as esquerdas nesse contexto. Em seguida, analisaremos o movimento estudantil sob o olhar da história e em sua relação com a memória. A partir disto, pretendemos apresentar um pequeno debate sobre a Lei da Anistia na atualidade e suas significações nas vidas dos militantes políticos desse contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário